Blog

Você exerce uma liderança digital? - UOL EdTech

content

Em tempos de transformação digital, ser líder requer adotar novas formas de pensar, orientar e se relacionar com as equipes. E é justamente o equilíbrio dessas habilidades que fará com que o gestor fique à frente do processo de digitalização da organização – e consiga mobilizar equipes para seguir esse caminho. E, embora as lideranças estejam atentas ao cenário de acelerada transformação digital, a liderança digital – ou liderança 4.0 – têm diversos desafios, sendo os principais deles o estímulo a colaboração e a horizontalização das hierarquias, favorecendo o protagonismo e a tomada de decisão.

 

As lideranças digitais também são focadas em testes e experimentos. Líderes digitais investem seu tempo em estruturar, capacitar e gerir equipes multidisciplinares, formadas por profissionais autogeridos, independentes e que trabalham com grande autonomia. Nesses processos, os donos de projetos passam a ter a tomada de decisão em diferentes etapas do processo. Diferente do que era no passado, quando a tomada de decisão ficava exclusivamente a cargo dos gestores.

 

Pensando nisso, criamos um infográfico com as principais características necessárias para que líderes desenvolvam um midset digital. Confira abaixo.

 

*Fonte/Referência: Forbes