Treinamento de pessoas a distância: entenda como a estratégia prevalecerá após pandemia

Conforme a pandemia de Covid-19 foi se espalhando, todos nós tivemos que nos adaptar e começar a repensar nossas formas de trabalhar e se comportar. Hoje, por exemplo, as pessoas estão mais preocupadas em ter um plano de saúde familiar, as compras online se tornaram mais frequentes e se tornou comum trabalhar de forma remota. […]

Escrito por UpSites | 11.08.2020

Gostou da leitura?

Compartilhe:

Conforme a pandemia de Covid-19 foi se espalhando, todos nós tivemos que nos adaptar e começar a repensar nossas formas de trabalhar e se comportar. Hoje, por exemplo, as pessoas estão mais preocupadas em ter um plano de saúde familiar, as compras online se tornaram mais frequentes e se tornou comum trabalhar de forma remota.

Essas são apenas algumas das mudanças que estamos presenciando e vivendo, e quando diz respeito a treinamento de pessoas também existe uma nova estratégia.

Empresas que precisam realizar a capacitação de funcionários estão em busca de soluções para continuarem a aplicar treinamentos e estão explorando novas opções.

Com países ao redor do mundo incentivando o isolamento social, foi necessário adaptar os treinamentos, ou seja, passar a aplicá-los de forma online com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus.

Empresários estão em busca de formas de inovar seu negócio durante a pandemia e decidiram implementar soluções em seus planos de treinamentos. Logo, por que não transformar o treinamento presencial em online?

Para saber mais sobre a estratégia e como ela prevalecerá após pandemia, continue a leitura!

Vantagens do treinamento de pessoas a distância

Para compreender como a estratégia de treinamento de pessoas a distância se estenderá no pós pandemia, é necessário saber quais são suas vantagens, já que elas são determinantes para que as empresas mantenham as capacitações de forma online.

Os treinamentos passaram a ser realizados graças a diferentes ferramentas, sendo elas 100% digitais. No entanto, existe o desafio de manter um alto nível de interatividade e organizar o trabalho em grupo.
Desde que exista um bom planejamento e ocorra a utilização de uma excelente ferramenta, é totalmente possível realizar treinamentos de pessoas a distância e aproveitar todos as vantagens da estratégia, que são:

Aumento do alcance do treinamento

Algumas vezes, empresas podem se deparar com um grande problema na realização de treinamentos a distância, que é o desejo de contratar profissionais que moram longe e, por esse motivo, não podem realizar as capacitações.

Com treinamentos online, esse problema pode ser facilmente solucionado, já que profissionais de qualquer lugar do mundo podem gravar o conteúdo necessário. Além disso, quando se trata de alcance do treinamento, ao optar por uma opção online a empresa não terá problemas relacionados ao repasse físico de conteúdo entre filiais.

Fácil implementação

Outra grande vantagem das capacitações online é a fácil implementação. Na maioria das vezes, os funcionários não precisam fazer a instalação de nenhum programa.

Isso porque basta que a empresa escolha uma plataforma para disponibilizar o treinamento para os usuários. Esse acesso pode ser feito por navegadores de internet, como Chrome ou Firefox, por exemplo.

Dessa forma, os colaboradores poderão acessar o conteúdo de qualquer computador e até mesmo de aparelhos de móveis.

Aumento da motivação dos funcionários

Com uma maior facilidade e qualidade na realização dos treinamentos, os colaboradores ficam muito mais satisfeitos com a experiência online.

Além da praticidade, os funcionários também terão acesso a um conteúdo apresentado por especialistas no assunto, com a possibilidade de consultar os materiais novamente, sempre que necessário.

Redução de custos

As capacitações feitas de forma presencial exigem uma infraestrutura mais cara que as realizadas de forma online. Uma aula virtual não tem a necessidade de locação de espaço, material impresso, presença física de profissionais, entre outros detalhes que possuem custo.

Com isso, o treinamento a distância exige um orçamento menor e com foco em suas principais necessidades, como a contratação da plataforma e o salário do instrutor, por exemplo.

Escolha de melhores instrutores

Como já citado, algumas vezes uma empresa não pode contratar o instrutor que gostaria porque ele mora longe e não pode se deslocar. Com um treinamento online, você tem a oportunidade de contratar os instrutores que realmente deseja.

Graças a tecnologia, você poderá quebrar as barreiras da distância e solicitar a participação de pessoas em diferentes cidades e até mesmo países. Você não precisará se preocupar com gastos de deslocamento, como voo, hospedagem, alimentação do profissional, etc.

O treinamento pode ser reutilizado

Por último, mas não menos importante, outra vantagem do treinamento online é a possibilidade dele ser reutilizado. Uma capacitação gravada em vídeos pode ser utilizada várias vezes, até que existam novas informações e uma atualização seja necessária.

Isso quer dizer que você poderá utilizar um treinamento a distância por um longo período de tempo, o que é muito interessante para empresas que sempre possuem novos funcionários.

Além disso, o conteúdo pode ficar disponível para todos os colaboradores, funcionando como um acervo, onde eles poderão acessá-lo para consultar informações ou esclarecer dúvidas.

Cuidados ao aplicar treinamentos a distância

Embora as situações e necessidades das pessoas possam ser diferentes – o que depende do acesso à internet e da disponibilidade de aparelhos eletrônicos -, abaixo você confere alguns dos cuidados necessários ao aplicar treinamentos a distância.

– Ao ajustar a duração do treinamento reduzindo sua quantidade de horas diárias, mas estendendo a quantidade de dias, os colaboradores ficam mais motivados para consumir o conteúdo.

– O compartilhamento de telas é essencial para que os participantes possam ter uma boa experiência em grupo ao assistir um vídeo ou para ver suas contribuições sendo digitadas nos slides, por exemplo.

– Faça o envio do conteúdo escrito em formato eletrônico para que ele possa ser usado como referência e para consulta durante o treinamento.

– Crie um drive compartilhado para carregar todas as apostilas, exercícios e e-books.

Afinal, como a estratégia prevalecerá após pandemia?

O treinamento de pessoas a distância é uma solução que já fazem parte do dia a dia de muitas empresas e diante de tantas vantagens, a tendência é que essa estratégia passe a se tornar cada vez mais comum.

Vale ressaltar que os cuidados para a implementação das capacitações online que citamos são apenas algumas dicas para que a sua empresa possa oferecer uma boa experiência para seus colaboradores.

Para que a estratégia realmente proporcione vantagens e seja uma boa opção para o seu negócio, é muito importante que você procure por uma empresa especializada que te ajude desde o planejamento do conteúdo até a implementação do treinamento.

Agora que você já sabe mais sobre essa solução, se deseja passar de treinamentos físicos para a opção online, faça um bom planejamento do conteúdo e sempre procure por ajuda caso seja necessário.

Assine agora nossa Newsletter
Receba conteúdos exclusivos do UOL EdTech na sua caixa de entrada