Blog

Reskilling: Sobrevivência na era da inovação - UOL EdTech

content

A ideia de entrar numa empresa e construir uma carreira com a passagem dos anos deixou de ser real há muito tempo. Quem está no mercado de trabalho hoje entende que é cada vez mais difícil estabelecer uma marca pessoal e é sabida a necessidade de se manter constantemente atualizado. A essa constante atualização, chamamos de reskilling.

 

O substitui a ideia de reciclagem de conhecimento para reaprendizado. Com as constantes e crescentes inovações tecnológicas, o profissional do futuro precisa estar atento à todas as habilidades e conhecimentos que ele precisa para ser mais relevante que uma máquina. Parece uma ideia drástica, mas não é.

 

Reskilling na prática

 

Vamos tomar um exemplo de um profissional de engenharia civil. Se 20, 30 anos atrás ele precisava entender uma série de fórmulas complexas na hora de avaliar e desenhar um projeto de construção de um prédio, hoje ele tem a sua disposição uma série de ferramentas que não só fazem esses cálculos por ele, mas que o ajudam a visualizar, por meio de realidade aumentada, o resultado final que se deseja alcançar. Qual é, então, o diferencial que esse profissional precisa ter para se manter ativo no mercado?

 

Agilidade: o novo profissional precisa se mover na mesma velocidade do mundo atual, por isso é imprescindível conhecer ferramentas e formas de trabalho que o ajudem a ser mais ágil.


Negociação: ferramentas de automação fazem boa parte do trabalho de convencimento, mas pessoas se relacionam com pessoas. Então para que seus projetos sejam cada vez mais relevantes, é preciso que o profissional do futuro saiba negociar.


Liderança: ainda que se ocupe uma função de analista, o mercado de trabalho atual está em busca de pessoas que estejam aptas a tomar decisão e que ajam como donos de seus projetos e resultados. Para isso, é preciso que os profissionais que querem continuar relevantes desenvolvam suas habilidades de liderança.

 

Confira também o vídeo abaixo, onde a nossa Gerente de Experiência do Cliente, Luana Piva, fala dos caminhos que o Edtech apontam em relação a reskilling. O vídeo, de 2017, tem como base o estudo realizado pelo IBIS Capital Limited e EdTech Global Limited.

 

 

 

Fevereiro é o mês da Liderança no UOL EdTech. Reskilling é tema do catálogo Upskilling, do Sapiência 2022.

Para conhecer mais do catálogo Sapiência 2022, clique aqui.