Blog

O segredo das equipes digitais eficientes - UOL EdTech

content

O sonho de todo gestor é ter uma equipe eficiente não só em suas entregas, mas na sinergia de trabalho e colaboração. Porém, todo bom líder sabe que por mais sinérgicos que seus colaboradores sejam, é preciso olhá-los e identificar suas diferenças e pontos de conflito.


A crise do novo coronavírus, entretanto, trouxe à tona as formas como uma equipe pode ser eficiente e colaborar com outras áreas da organização de maneira rápida e digital. A mensuração de eficácia se tornou mais evidente e documental, com ferramentas de gestão e evolução de projetos, que ajudam a identificar o desempenho individual e os pontos de entrave coletivos dos colaboradores. E no novo normal esse é um dos pontos de ganho mais claros para o mercado de trabalho. Mas se você ainda não está convencido, aqui vão os 5 principais pontos que tornam uma equipe eficiente.


Equipes eficientes são formadas por pessoas com o mesmo propósito


Um estudo do Google apontou que o ponto mais alto da colaboração entre pessoas não é a maturidade profissional, o background individual ou o nível de extroversão de cada um, mas o propósito que une essa equipe. Se todos os membros do time têm o mesmo objetivo, eles colaboram de maneira mais orgânica e eficaz. E isso não significa trabalhar exclusivamente com o que gosta, como pode soar quando falamos de propósito. Significa, dentre outas coisas, ter clareza dos papéis individuais no time, responsabilidade nas entregas e segurança psicológica para testar, aprender, errar e poder pedir ajuda quando necessário.


Equipes eficientes seguem seus planejamentos


Todos sabemos da volatilidade de mudanças que precisamos passar desde março, quando fomos surpreendidos pelas mudanças que o novo coronavírus nos apresentou. E, com isso, muitos projetos precisaram ser repriorizados. Coisas que eram previstas para longo prazo foram executadas de imediato, enquanto que outras coisas que estavam mais à frente na fila de priorização voltaram para um backlog.

Mas ter um plano a se seguir é muito importante para garantir a produtividade das equipes. Então, mesmo em meio ao cenário incerto, bons líderes refizeram seus planejamentos e priorizaram projetos de acordo com as necessidades da organização, mas também considerando o engajamento de suas equipes.


Equipes eficientes são humanas


Isso volta também na questão de propósito de uma equipe e na segurança psicológica que é preciso ter que o time seja engajado. Num momento tão confuso e de tantas incertezas, a empatia, a transparência e a atenção aos sinais que as pessoas dão são essenciais para um líder que quer aumentar a eficiência de sua equipe.


Equipes eficientes usam a tecnologia a seu favor


O momento foi de intensa transformação digital e aprendizados para todo o mercado. Mas transformação digital não significa apenas o uso de novas tecnologias no dia a dia de trabalho, mas as equipes que se deram melhor no novo normal foram aquelas que aprenderam a usar as ferramentas tecnológicas disponíveis a seu favor.


Equipes eficientes são bem capacitadas


Não é porque estamos trabalhando de forma remota que devemos ignorar as necessidades de treinamento das equipes. Afinal, toda empresa enfrentou algum desafio em relação à capacitação de seus times para lidar com esse momento. Habilidades técnicas e comportamentais precisaram – e continuam precisando – ser desenvolvidas de forma a manter os times que sempre foram eficientes em colaboração presencial, eficazes também nessa jornada a distância.

Foi com essa ideia em mente que curamos a coleção SapiênCia Novo Normal. São 15 trilhas e mais de 60 cursos focados em desenvolver as habilidades dos profissionais de acordo com os desafios que todos temos enfrentado nos últimos meses. Reforçamos sempre que não existe um único caminho certo e que estamos todos aprendendo juntos. E a coleção SapiênCia Novo Normal também traz à tona a colaboração de nossos parceiros e clientes. No link da coleção SapiênCia Novo Normal você encontra os 4 pilares que serviram de base para a criação dessas trilhas e os títulos dos cursos, que também podem ser adquiridos de maneira avulsa, para que você monte seus cursos de capacitação de acordo com as necessidades da sua empresa.

Caso precise de mais informações ou queira saber mais sobre os cursos, conte também com a expertise de nossos executivos.


Junho é o mês do Novo Normal no UOL EdTech. Ao longo das próximas semanas vamos falar sobre as mudanças que o mundo passou em meio a crise do novo coronavírus. Também criamos uma coleção de cursos focados no desenvolvimento de capacidades que profissionais e equipes precisam ter para o que o futuro reserva. Confira a coleção.