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Então você vai apresentar um webinar... Veja como se preparar! - UOL EdTech

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Vídeo na educação sempre foi algo que humaniza, traz proximidade e gera empatia. Imagina ao vivo? O webinar traz o gostinho da interação, da possibilidade de improvisar de acordo com a participação e os debates entre o próprio público no chat. Por isso é uma ferramenta com tão alto engajamento.

 

Para alcançar quem não pode estar lá naquele horário e possibilitar um belíssimo on demand, o webinar geralmente é gravado para outras pessoas verem quando e quantas vezes quiserem. E é aí, pensando na

gravação, que estão os maiores cuidados (e deslizes) do webinar.

 

1) Tempo

Independentemente se seu webinar é de 30 minutos, 45 minutos, 1 hora ou 2 horas. As pessoas se programaram para vê-lo durante o tempo que foi divulgado.


Prepare seu conteúdo para caber dentro desse tempo, considerando uma reserva de 5 a 10 minutos para responder perguntas.

 

Se você leva mais tempo que o programado, as pessoas podem sair e perder parte essencial do que está dizendo, ou até mesmo o webinar pode ser cortado se a infraestrutura não foi planejada para ir além do horário determinado – um apagão na hora do ápice.


2) Apresentação


Utilizar um PPT (por mais que os modernos hoje declarem morte ao PPT), vídeo, ou uma apresentação no Prezi pode ser enriquecedor e servir como roteiro da sua apresentação. Mas, lembre-se que as pessoas irão acessar de diversos dispositivos: desktops com monitores grandes, notebooks, tablets, celulares. Seu webinar tem que ficar legível em qualquer tamanho de tela.


Use: design simples, pouca informação em cada página (frases curtas, palavras, listas ou tópicos), fontes grandes, mais espaço de entrelinha, esquemas fáceis para ilustrar, gráficos com poucos dados, imagens
que representem ideias.


Cuidado com o volume de informações, cada slide pode levar em média 2 minutos.


Ensaie antes (na presença de outra pessoa, ou na frente de um espelho, ou grave para assistir). O Steve Jobs treinava 15 vezes antes dos lançamentos da Apple.


3) Cenário


Som


Confira se o ambiente tem uma boa acústica, sem muitas interferências de som – carpetes e tapetes podem ajudar a amortecer – e use microfone se tiver um. Cuidado com a entrada surpresa de pessoas! Evite virar um 
meme como aquele professor na BBC em que entra uma criança marota, o bebê de andador e a mãe derrapando e tentando corrigir tudo ao vivo
. Se a sua conexão com a Internet não ficar ruim, feche a porta e coloque um bilhete “Proibida entrada”.


Luz


Na escolha do ambiente de gravação, procure um local bem iluminado. Não transmita de um local com somente um ponto de luz (como luminária de mesa ou teto) para não parecer que você está falando direto de um abrigo nuclear. Use um ambiente com muita luz natural, ou tenha muitas luzes apontando para você por trás do notebook/celular. Tente fazer o mínimo possível de sombra no seu rosto.


Background


Veja se o fundo que vai aparecer atrás de você é o melhor. Muita gente usa a biblioteca/ prateleira de

livros ao fundo – é quase um clichê. Quanto menos informação de fundo, mais garantido. Pode optar por alguma parede lisa ou de tijolinhos na sua casa, ou fazer da mesa de jantar mostrando a sua sala ao fundo. Se quiser inovar e usar um fundo virtual, tem alguns disponíveis pela Internet.


4) Atemporalidade


Lembra que seu webinar será gravado? Então, se você começa ele com “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”, acabou de tornar seu vídeo perecível. Quem vai assistir verá que horas? Diante desse mistério da humanidade, o melhor é dizer algo como “Olá! Tudo bem?”.


Outra coisa que faz as gravações de webinar ficarem ruins para quem assiste: citar alguma coisa que aconteceu ontem, ou na semana passada. O usuário pode estar vendo aquele webinar três meses depois.

Talvez ele fique perdido no tempo e precise de um DeLorean para voltar ao passado e saber o que estava acontecendo naquela época para só depois voltar para o seu vídeo.


Não cumprimente as pessoas que forem entrando no webinar. Isso faz com que quem assiste depois tenha um desinteresse (“de quem estão falando?”).


As questões enviadas pelo chat não devem ser lidas e comentadas por você em tempo real. O moderador selecionará algumas questões, irá fazer a leitura e você poderá responder para que todos, ao vivo ou on demand, possam acompanhar pergunta-e-resposta.


5) Você


O mais importante: você! Se foi convidado para apresentar um webinar, é porque é um grande especialista no tema sobre o qual irá falar. 🙂


Seja você introvertido ou extrovertido, se acontecer um nervosismo, é natural. Para tentar evitar que isso aconteça: esteja pronto bem antes de começar, teste seu computador/celular, sua Internet e a ferramenta de transmissão com a pessoa que será a sua moderadora.


Deixe um copo de água por perto, caso precise. Comece na hora marcada.


Seja espontâneo e natural. Pode sorrir, fazer gestos com as mãos e se movimentar. Se você for uma destas pessoas que fala suuuuper rápido, só fale um pouco mais lento que o seu ritmo normal.


Se precisar de dicas, o TED Talks tem alguns vídeos que podem ajudar:

• Primeiro, Julian Treasure traz truques de oratória e de como falar de forma que as outras pessoas queiram te ouvir.

• Se a exposição causa algum desconforto, Joe Kowan explica como venceu o medo do palco.

• E, por último, Melissa Marshall lembra que, às vezes, como especialistas, falamos de um jeito que só quem trabalha com aquele tema compreende, e explica o que fazer para ser mais didático.

 

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Andrielly Freitas é Consultora Sênior de e-Learning no UOL EdTech.