Engajamento pago x Engajamento orgânico. Saiba qual o melhor para um negócio

O engajamento é uma das ferramentas mais requisitadas por todas as empresas hoje em dia, afinal, é ele que permite uma aproximação maior com o cliente e uma melhor estrutura para seu enquadramento na publicidade. Desenvolver estratégias de marketing digital é um dos elementos cruciais para se destacar no mercado atualmente. As opções são inúmeras, […]

Escrito por Equipe Guia de Investimentos | 25.11.2020

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O engajamento é uma das ferramentas mais requisitadas por todas as empresas hoje em dia, afinal, é ele que permite uma aproximação maior com o cliente e uma melhor estrutura para seu enquadramento na publicidade.

Desenvolver estratégias de marketing digital é um dos elementos cruciais para se destacar no mercado atualmente. As opções são inúmeras, tornando um pouco mais difícil a escolha de seu planejamento.

Uma empresa de pressurizador residencial silencioso provavelmente utilizará as mais diversas estratégias para aumentar seu público, mas deve pensar em qual delas se adequa mais em um primeiro momento.

É importante identificar suas forças dentro do mundo digital para escolher as estratégias corretas de aplicação. Nos dias de hoje, duas grandes ferramentas são responsáveis pela distribuição de conteúdo na internet: os anúncios pagos e o engajamento orgânico.

Ambos tem pontos positivos e negativos, sendo fundamental compreender o funcionamento das duas ferramentas para conseguir optar por aquela que mais coincide com as necessidades do seu negócio.

Eventualmente, você acabará utilizando as duas ferramentas, mas o começo certeiro é a garantia de prosperidade para seu plano de ação.

Quando for oferecer seus serviços de adesivação de carros, tenha em mente seu público-alvo e o tipo de conteúdo que ele mais consome, para assim poder escolher a opção que gerará melhores resultados.

Pensando nisso, nesse artigo, vamos abordar as principais características e desvantagens dos engajamentos pagos e orgânicos, para que você possa escolher o ideal para seu negócio. Acompanhe a leitura!

Engajamento pago

Os anúncios pagos são uma das maneiras mais efetivas de promover seu negócio hoje em dia. O PPC, sigla de Pay Per Click, é um formato de anúncios oferecido pelas mais diversas ferramentas de busca e plataformas de redes sociais no mercado.

Quando a empresa precisa de um maior controle sobre o tempo e a demografia de seu conteúdo, essa é uma das melhores opções a se seguir. 

Estabeleça previamente um orçamento e determine palavras chaves para uma maior adaptação a seu público-alvo.

Uma empresa de instalação para raio predial pode atingir uma audiência bem maior através de um engajamento pago, chegando em áreas que outras ações poderiam demorar muito ou até mesmo não alcançar.

Alguns elementos importantes definem o engajamento pago, como:

  • Eficiência no tempo;
  • Audiência selecionada;
  • Rastreio de cliques;
  • Custos maiores;
  • Credibilidade menor.

As vantagens do engajamento pago se mostram na velocidade de resposta do público engajado, além de você conseguir direcionar melhor as pessoas que quer atingir e poder conseguir informações para a geração de leads.

Por outro lado, os custos podem ficar bem elevados, uma vez que cada pessoa que clicar na sua publicação, cada clique será cobrado.

Logo, o engajamento pode acabar prejudicado em relação a busca orgânica uma vez que as pessoas são direcionadas a peça por força do provedor de serviços.

Quando você utiliza um engajamento pago para oferecer uma bateria automotiva 65a, é importante ter em mente que nem todos os clientes alcançados têm exatamente essa necessidade, mas podem ainda descobrir em seu empreendimento outra necessidade.

Engajamento orgânico

O engajamento orgânico, por outro lado, é tido como a opção mais ideal para seu negócio. 

Enquanto grandes empresas buscam ativamente as promoções pagas, muitos estabelecimentos de médio e pequeno porte têm se tornado grandes aliados desse tipo de engajamento.

As buscas orgânicas demandam um pouco mais de trabalho, mas possuem uma série de vantagens, como maior confiança e credibilidade, uma vez que no engajamento orgânico o cliente está ativamente procurando a solução que sua empresa oferece.

Além disso, as chances de fidelização costumam ser bem maiores do que no caso do anúncio pago, uma vez que o cliente que chega de forma orgânica está buscando firmar um relacionamento entre marca e consumidor.

Uma empresa de persiana vertical para porta pode começar seu processo criando conteúdo sobre as vantagens de usar o produto no dia a dia, para formar uma rede de engajamento e estabelecer a necessidade do produto na vida de seus consumidores.

Apesar de as vantagens parecem ser muito maiores no engajamento orgânico, muitas empresas não podem gastar os recursos de tempo e de criação para gerar uma base de relacionamento nesse setor.

O foco de um engajamento orgânico deve ser a criação de conteúdo, através de blogs ou publicações em redes sociais.

Esse tipo de ação vai chegar até os consumidores interessados, que podem eventualmente tornar-se leads, ou seja, pessoas que estão interessadas em realizar negócios.

Esse tipo de trabalho leva tempo e uma boa quantidade de interações entre a empresa e os clientes, principalmente em redes sociais.

É importante utilizar uma estratégia de marketing voltada para o engajamento orgânico se quiser seguir essa linha, focado no fato de que será necessário um tempo para começar a ver os resultados.

O fato é que ambas as ferramentas fazem crescer o tráfego para o seu site, aumentando as capacidades de análise e de SEO para um melhor posicionamento junto a ferramentas de busca.

Se você está tentando vender brinquedo estimulação sensorial, pode aliar as duas práticas criando uma série de conteúdos para engajamento orgânico e patrocinando essas publicações.

Aumentando, assim, o engajamento imediato, mas ainda mantendo a linha de contato direto com o cliente.

Como envolver seus seguidores?

Aumentar o engajamento orgânico deve ser uma meta para qualquer empresa, mesmo as que utilizam o advento das promoções pagas.

Para poder fazer isso, é importante levar em conta uma série de fatores que tem como proposta otimizar suas redes sociais e site, deixando-os prontos para receber clientes personalizados. Conheça alguma delas a seguir.

1. Seja interativo

Este é o grande ponto do engajamento orgânico. Interagir com o público permite uma aproximação que antes não existia. Seus consumidores agora tem uma linha direta ao seu empreendimento, uma forma segura de se expressar.

O primeiro ponto a se levar em conta nesse aspecto é o de credibilidade.

As pessoas tendem a confiar mais em uma empresa que se mostra ativa nas redes sociais e tem uma taxa de resposta rápida, porque sentem que se houver algum tipo de problema a empresa terá um canal funcional de comunicação.

Isso faz com que clientes satisfeitos acabem retornando, tornando-se fidelizados e, normalmente, aumentando seu alcance com a propaganda boca a boca para suas redes de amigos e familiares.

Esse canal aberto de comunicação também ajuda no desenvolvimento futuro da empresa, que pode ouvir críticas e sugestões e incluir em seus relatórios de gerenciamento, buscando uma melhoria nos serviços em geral.

Por fim, a interação muitas vezes é o ponto-chave para a conclusão de um negócio. 

A maioria das pessoas ainda acredita que uma das etapas cruciais de qualquer venda deve ser o contato humano, e através da interação você consegue passar essa sensação para o cliente.

Utilize seu serviço de buffet de festas de 15 anos como um chamariz para as pessoas interagirem em suas redes sociais e seu site. Atrair os clientes é uma atividade que pode se tornar muito mais fácil quando há algum tipo interação direta com a empresa.

2. Saiba com quem está falando

Para aumentar seu engajamento de forma orgânica, você precisa de conteúdo. A melhor forma de conseguir aumentar seu engajamento é através de publicações com conteúdo relevante e que impacte diretamente seu público-alvo.

Compreenda as motivações e desejos deles, crie textos elaborados e interessantes e busque entender as necessidades de seu público para conseguir atendê-las.

Inclusive, uma excelente forma de engajamento orgânico é através de perguntas e enquetes. Muitas pessoas sentem-se ouvidas quando participam desse tipo de atividade, além de mostrar que a marca se importa com seus consumidores.

Perguntar a opinião de seu público sobre um determinado produto, ou até mesmo sobre os próximos passos que a marca deve seguir, acabam gerando uma interação direta interessante e positiva.

Empresas produtoras de eventos em curitiba, por terem um público mais direcionado, podem criar uma relação muito mais próxima com aqueles potenciais clientes para que essa rede torne-se um ponto de apoio para a empresa.

3. Apresente os bastidores

As pessoas sentem a vontade de fazer parte daquilo que elas consomem. Ao publicar os bastidores de seu negócio, você aproxima as pessoas e passa uma maior credibilidade ao empreendimento.

Nesse momento você pode apresentar também a cultura de sua empresa, seus objetivos, missão e valores, apresentando sua equipe e tornando sua empresa não mais um conglomerado de pessoas, mas uma entidade humanitária e simpática ao público.

4. Experimente novas possibilidades

Trabalhar com conteúdos nas redes sociais é algo muito novo, portanto, não se deixe prender por qualquer método ultrapassado.

Aproveite o momento para experimentar novas estratégias e ações, variando o tipo de conteúdo apresentado, publicando em horários e dias diferentes, variando sua frequência, entre outras ações.

É essencial compreender que o marketing digital é muito fluido, sendo diferente para cada empresa. Por isso, pode ser interessante você começar a testar uma rotina até encontrar a ideal para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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