Criatividade: a habilidade essencial para resolução de problemas

Com as mudanças constantes no mundo, os cenários são completamente incertos. Muitas vezes, o excesso de confiança no produto nos faz perder pontos essenciais que podem fazer toda diferença para a empresa. É preciso estar preparado para qualquer tipo de situação com um plano A, B e C.  Segundo o Google Trends, as buscas pela […]

Escrito por Bruna Abrusio | 24.02.2021

Gostou da leitura?

Compartilhe:

Com as mudanças constantes no mundo, os cenários são completamente incertos. Muitas vezes, o excesso de confiança no produto nos faz perder pontos essenciais que podem fazer toda diferença para a empresa. É preciso estar preparado para qualquer tipo de situação com um plano A, B e C. 

Segundo o Google Trends, as buscas pela palavra “criatividade” atingiram seu maior patamar desde 2015 durante os meses mais intensos da pandemia. Isso reflete a mudança de prioridade do mercado e a urgência em aprender a habilidade. Mas afinal, como a criatividade pode nos ajudar no cenário atual?

Olhe para fora

O mundo vai muito além do que é visto na sua empresa. Apesar de um produto estar bem estruturado, ele vai curar a dor dos consumidores? É preciso sair, respirar e entender o que tem acontecido ultimamente para enfim aplicar dentro da sua empresa.

 

Cultura de trabalho

Ed Catmull, presidente da Pixar, relata em seu livro Criatividade S.A. – Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração, que quando virou gerente de grandes empresas como a Lucasfilm, sentiu que os funcionários pararam de vir a ele com seus pontos de vista. Muitas vezes por timidez ou por achar que o problema não merecia ser escalado a um gerente. Ele relata o problema, pois acredita que em uma cultura criativa as pessoas devem sentir-se livres para falar e trazer à luz visões diferentes que poderão ajudar a dar clareza.

 

Inovando

Sim, a inovação é uma forma de resolução de problemas. Podemos ter o produto mais inusitado em nossas mãos, mas se eles não resolvem um problema, pode ser pouco requisitado no mercado. Portanto, é importante sempre buscar se antecipar ao que acontece em nossa volta. Nas crises, geralmente surgem os melhores negócios.

 

Sair da zona de conforto

Durante essa pandemia fomos testados a todo momento. Começamos buscando formas de nos adaptar ao home office, ao mesmo tempo que o mundo externo estava um caos. Depois, o desafio foi manter projetos, mesmo que a distância. Nos adaptamos. Mas para isso, precisamos de criatividade: criatividade para manter a equipe engajada. Criatividade para criar projetos. Criatividade para balancear o tempo de trabalho e o pessoal. 

 

É preciso se abrir ao novo com frequência. Entender que o mundo muda e procurar maneiras para que a transição ocorra da melhor forma possível. Por isso, a criatividade é imprescindível e uma peça-chave no Mundo BANI. 

Assine agora nossa Newsletter
Receba conteúdos exclusivos do UOL EdTech na sua caixa de entrada