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Comunicação empresarial: Como desenvolver? - UOL EdTech

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A comunicação empresarial é essencial para qualquer tipo de negócio. As empresas funcionam como verdadeiros organismos vivos, visto que são formadas por diferentes partes que trabalham em conjunto, sendo interdependentes.

 

Para que uma organização trabalhe bem, tanto em relação aos seus processos operacionais quanto no que diz respeito ao clima corporativo, é essencial ter uma boa comunicação empresarial.

 

É por meio dessa atividade que o gestor garante que os colaboradores trabalhem conjuntamente, de maneira alinhada, fazendo com que cada um deles se sinta pertencente ao grupo que a companhia forma.

 

Consequentemente, a corporação experimenta aumento do desempenho e da produtividade, processos sempre inovadores e clientes que defendem sua marca.

 

Apesar de todos esses benefícios, o trabalho com comunicação empresarial não é tarefa árdua, mas demanda foco e dedicação, assim como qualquer outro processo.

 

A comunicação em si é um item fundamental, e sem ela não haveria como compartilhar interesses, falar sobre os mais variados assuntos, se informar, vender ou realizar qualquer atividade comum ao dia a dia da sociedade como um todo.

 

Dentro das organizações ela também deve estar presente, por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de comunicação empresarial, como fazer e quais são as suas vantagens. Acompanhe a leitura!

Do que se trata a comunicação empresarial?

Comunicação empresarial, também conhecida como comunicação corporativa, é uma estratégia comunicacional entre a empresa e o seu público, tanto interno quanto externo.

 

É por meio dela que a organização transmite informações, melhora sua imagem como corporação, aumenta o engajamento do público e alcança os melhores resultados.

 

A comunicação dentro das empresas vem se transformando devido a vários fatores, como a popularização da internet, aumento da concorrência e o surgimento de novas tecnologias. Exemplos dessa transformação é a sua expansão e os novos canais de comunicação.

 

Uma companhia de controle de acesso biométrico não investe em comunicação empresarial como um meio de manipulação apenas para favorecer a sua imagem. Ela tem como objetivo sua manutenção e sobrevivência interna e externa.

 

Para ser eficaz, a comunicação empresarial depende de diversos profissionais envolvidos, tais como:

 

  • Jornalistas;
  • Publicitários;
  • Gestores;
  • Relações públicas.
  •  

Ela também demanda profissionais estratégicos dentro da corporação, visto que conhecimentos específicos são essenciais para se comunicar bem.

 

Além disso, também depende de alguns fluxos para definir seu tom, linguagem e abordagem. Um deles é o fluxo descendente.

 

Quando a hierarquia é muito forte dentro da empresa, a comunicação provém dos cargos mais altos até os mais baixos. O emissor deve ser cuidadoso para não ser autoritário e com isso desgastar a relação com o receptor.

 

Há ainda o fluxo ascendente, em que a comunicação parte das posições mais baixas até as mais altas. Ele também demanda cuidados, já que o emissor está falando com alguém acima de sua posição hierárquica.

 

O fluxo horizontal é quando, dentro de uma empresa de relatorio de impacto de transito em areas urbanas, a comunicação ocorre em um mesmo nível, ou seja, entre colaboradores com a mesma importância.

 

É um fluxo mais leve e dinâmico, sendo importante, no entanto, levar em conta assuntos e fatores condizentes com a realidade da companhia.

 

O fluxo transversal se dá em todas as direções, permitindo que pessoas de todos os níveis participem do processo comunicacional e possam intervir em outras áreas.

 

É uma forma de integrar e aproximar pessoas, devendo ser feita de maneira organizada para evitar conflitos entre os diferentes tipos de especialidades.

 

Por fim, existe o fluxo circular, bastante comum entre empresas mais informais e que não seguem direções tradicionais. Essa comunicação é mais dinâmica e favorece o ambiente de trabalho.

Estabelecendo uma boa comunicação empresarial

Para que a comunicação empresarial do seu negócio seja realmente eficiente, é fundamental seguir alguns passos. São eles:

 

1 – Definir um propósito

A primeira etapa a ser feita é definir metas, levando em conta os objetivos e os resultados que a empresa, como uma fabricante de elevador hidraulico comercial, precisa alcançar em curto, médio e longo prazo.

 

Para estabelecer o propósito, o gestor pode usar algumas ferramentas de gestão, como a matriz FOFA , conhecida também como análise SWOT, que ajuda a identificar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças do negócio, respectivamente.

 

A comunicação deve se basear no resultado de uma avaliação, alinhando todas as ações ao diagnóstico de mercado e às estratégias da corporação. É dessa forma que ela vai conquistar resultados positivos.

 

O plano de comunicação empresarial ainda deve estar alinhado à missão, visão e aos valores da empresa.

 

2 – Planejar as ações estrategicamente

Independentemente de quais sejam os objetivos de uma empresa de manutencao auxiliadora predial, ela precisa ter uma estratégia. Sabendo o que ela busca alcançar, automaticamente vai saber o que fazer para atingir suas metas.

 

Isso está relacionado a um planejamento estratégico que define quais são os recursos necessários, os responsáveis pelas ações e os meios necessários. Para que a estratégia seja executável, ela precisa de metas claras, mensuráveis e realistas.

 

Entenda quais são os desafios que precisam ser encarados, os objetivos da comunicação e quais caminhos devem ser percorridos.

 

Detalhe todos os canais que serão usados, as ferramentas de automação e mensuração de resultados, os indicadores-chave, o orçamento disponível para cada ação e o prazo de execução delas.

 

3 – Mapear os meios de comunicação

Os meios de comunicação evoluíram muito, então além dos mais tradicionais, como jornais e revistas, seu negócio pode contar com os mais modernos, como as redes sociais.

 

Se uma empresa de entrega motoboy sabe qual veículo usar, é porque conhece bem o seu público-alvo.

 

Entenda quem você deseja alcançar, considerando as pessoas que consomem o seu produto e nos perfis de colaboradores que integram seu time.

 

Considere aspectos pontuais como faixa etária, renda, gênero, classe social, dentre outros que forem importantes.

 

Se você conhece bem o público, então saberá quais canais precisa usar para se comunicar com ele. É dessa forma que sua comunicação será mais efetiva, lembrando que, na maioria dos casos, é necessário usar mais de um canal.

 

4 – Criar um cronograma

É importante ter um cronograma para transformar as estratégias ao longo de um período. Depois de traçar as ações, defina etapas, prazos de entrega e duração de cada campanha.

 

É assim que o plano seguirá como o esperado, permitindo ainda que você avalie as etapas e faça todas as correções necessárias.

As vantagens de investir na comunicação empresarial

Essa estratégia traz vantagens indiscutíveis para qualquer negócio, como uma companhia de fabricacao de peca injetada de aluminio.

 

Uma delas é o fortalecimento da cultura organizacional, visto que a comunicação empresarial difunde valores, normas e códigos que formam a cultura da companhia.

 

É assim que é possível reforçar hábitos e comportamentos positivos, que atendam às expectativas da corporação. Consequentemente, o clima organizacional melhora, uma vez que as informações circulam de forma clara.

 

Seu negócio será capaz de eliminar problemas que prejudicam o clima organizacional, como fofocas, isolamentos e formação de “panelinhas”.

 

Por meio da comunicação empresarial, desde uma empresa entrega encomendas até uma multinacional

conseguirá alinhar melhor os seus propósitos.

 

É comum vermos colaboradores sentirem que suas ações ou atividades não têm um propósito ou direcionamento. Quando isso acontece, eles se tornam mais desmotivados e há uma queda considerável na produtividade.

 

O fortalecimento da cultura e sua correta transmissão ajuda a alinhar os funcionários aos propósitos da companhia,e fazer com que eles se integrem melhor aos processos internos.

 

A partir disso, cada colaborador trabalhará em sintonia, mantendo o respeito entre todos e agindo conforme aquilo que a corporação deseja.

 

Outro benefício da comunicação empresarial é que a empresa, como um fabricante de piso concreto

polido industrial, consegue reter os talentos com mais facilidade.

 

Se os colaboradores estão alinhados aos propósitos da organização, mais felizes e interessados em ser parte dela, eles permanecem focados. 

 

É dessa forma que uma boa comunicação interna consegue reter os talentos, agindo como uma verdadeira ação estratégica.

 

Ter uma boa comunicação é ser transparente com os funcionários e se transformar em um local agradável para trabalhar.

 

Isso faz com que os profissionais se sintam valorizados e aceitos, reforçando seu sentimento de pertencimento às equipes e à corporação como um todo.

 

Como consequência, dificilmente um bom funcionário vai desejar sair da empresa para trabalhar em outro lugar.

 

Por fim, ter uma boa comunicação empresarial é o melhor caminho para aumentar o engajamento dos colaboradores e incentivá-los a sempre melhorarem seus níveis de produtividade.

 

Se os resultados individuais dos funcionários se aperfeiçoam, isso vai impactar de maneira positiva nos resultados do negócio, o que é muito vantajoso.

Conclusão

Uma empresa que sabe se comunicar, tanto com seu público interno quanto externo, tende a alcançar seus objetivos de maneira mais rápida.

 

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre a importância dessa metodologia e de que forma ela pode ser aplicada, para que o seu negócio tenha acesso a todos os benefícios apresentados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.