Quando treinar colaboradores sobre Normas Regulamentadoras (NR)?

Tudo mundo que está no mercado de trabalho há algum tempo já ouviu falar de Normas Regulamentadoras. Elas são orientações que devem ser seguidas por uma empresa a fim de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Embora muitas delas falem sobre proteção e segurança em funções que têm risco físico – como dirigir, […]

Escrito por Equipe EdCorp | 21.05.2020

Gostou da leitura?

Compartilhe:

Tudo mundo que está no mercado de trabalho há algum tempo já ouviu falar de Normas Regulamentadoras. Elas são orientações que devem ser seguidas por uma empresa a fim de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Embora muitas delas falem sobre proteção e segurança em funções que têm risco físico – como dirigir, trabalhar em obras ou em hospitais, existem também normas regulamentadoras para trabalhos de escritório, ou segmentadas a indústrias específicas, como bancos, por exemplo.

Quantas normas regulamentadoras existem e quais são seus objetivos?

Atualmente, temos 37 NRs vigentes. Seus objetivos, além de garantir a segurança e integridade física dos trabalhadores de uma empresa, são: melhorar a imagem do negócio, garantir um bom clima organizacional, reduzir custos com afastamento, contratações de substituição e turnover e reduzir a ocorrência de processos trabalhistas.

Quem precisa conhecer as NRs?

É imprescindível que todos os trabalhadores – operacionais, táticos e gestores – conheçam as normas regulamentadoras que falam diretamente para a indústria que a empresa atua. E é responsabilidade da organização treinar, reciclar e instruir o conhecimento dos seus colaboradores.

Existe treinamento online para NRs?

Cada NR têm uma sazonalidade necessária de reciclagem. Por exemplo, a NR-1 (riscos do ambiente de trabalho) precisa ser apresentada aos novos colaboradores. Já a NR-5 (CIPA) precisa ser ministrado a todos os colaboradores que fazem parte da CIPA a cada troca de gestão e NR-7 (primeiros-socorros) tem de ser ministrado anualmente para todos o quadro da organização.

O UOL EdTech está atualizando a trilha de cursos de capacitação das Normas Regulamentadoras, com conteúdo dinâmico, de fácil assimilação e rápidos de serem aplicados. Caso queira saber mais sobre a trilha de cursos de NRs, entre em contato.

Fonte imagem: Ministério do Trabalho e Emprego
Assine agora nossa Newsletter
Receba conteúdos exclusivos do UOL EdTech na sua caixa de entrada