Blog

7 ideias para enriquecer seus programas de Onboarding - UOL EdTech

content
  • O que traz grandes desafios para a Educação Corporativa e seus programas de Onboarding, dentre eles:

    • Reduzir a curva de aprendizagem;
    • Promover a ágil aplicação das habilidades necessárias para o negócio;
    • Estimular a resolução de problemas e o pensamento crítico.

     

    Para alcançar esses objetivos as organizações devem desenvolver soluções de Onboarding alinhadas aos objetivos de negócio e com a utilização dos melhores formatos e abordagens para um público cada vez mais digital, que tem como características:

    Conexão;
    • Apreciação de conteúdos multimídia;
    • Fácil acesso à informação, o que exige que o foco da solução educacional seja no significado e não apenas na informação;
    • Apreciação por conteúdos curtosobjetivos e com aplicação imediata.
    •  

    A seguir, algumas ideias para a utilização do Microlearning, importante tendência da educação digital, em seus programas de Onboarding:

     

    1 – Peças rápidas com orientações para os primeiros dias

    Os primeiros dias em um trabalho novo podem ser angustiantes, afinal trata-se de um ambiente desconhecido e há uma curva de aprendizagem considerável pela frente.

    Mas é possível oferecer ao público uma experiência valiosa para essa etapa inicial, com simulações que reproduzam vários aspectos da empresa.

    Exemplos:

    • Um tour virtual de cinco minutos por unidades ou setores da organização.
    • Simulação online de softwares ou equipamentos que o colaborador utilizará.

    Recomendações:

    • Utilize imagens, sons e detalhes para deixar a experiência o mais realista possível.
    • Inclua informações fidedignas à rotina e ao ambiente da empresa.

     

    2 – Cenários simulados para trabalhar habilidades essenciais

    Certas habilidades são difíceis de dominar no trabalho. Experimentar com antecedência uma situação real pode ser o aprendizado mais efetivo, mas um erro pode custar um cliente ou até comprometer a receita da empresa.

    Com um cenário de simulação, personagens realistas e situações do cotidiano é possível ajudar o profissional recém-contratado a desenvolver a habilidade em questão.

    Exemplo:

    • Um vídeo interativo para o novo colaborador treinar habilidades de comunicação assertiva em situações diversas com clientes, com cases baseados em situações comuns.

    Recomendações:

    • Procure pensar em situações reais do dia a dia da função, que permitam ao colaborador se deparar com as consequências de suas ações e comportamentos.

     

    3 – Assessments

    Assessments são ideais para programas de Onboarding, pois permitem aos colaboradores acompanhar seu progresso e identificar pontos de melhoria. Assim, eles podem buscar recursos adicionais para desenvolver determinado conhecimento ou habilidade.

    Exemplo:

    • Enquanto, tradicionalmente, um curso online pode incluir um exame para verificar a aprendizagem de cada tarefa, habilidade e política da empresa, uma avaliação em formato microlearning se concentra em um único conjunto de habilidades ou processo de trabalho por vez.

    Recomendações:

    • Para criar uma avaliação curta e eficaz, selecione pequenos objetivos ou temas por treinamento.
    • Ofereça a possibilidade de acessar materiais complementares para os pontos de melhoria indicados ao colaborador.

     

    4 – Jogos Educacionais sobre Compliance

    Para muitas empresas, treinamentos de Compliance são chatos e longos. Mas é possível transformar esses conteúdos em experiências mais engajadoras que mostrem de forma leve o impacto de determinados comportamentos para a empresa, o negócio e o próprio colaborador.

    Ao utilizar estratégias de jogos para tratar de temas densos, os novos colaboradores aprendem sobre procedimentos de segurança ou políticas da empresa de forma mais fluida.

    Exemplo:

    • Gamifique não somente o conteúdo, mas toda a experiência do participante com o tema. Crie símbolos de reconhecimento e êxito na participação no jogo. Lembre-se: serious games trazem personagens, histórias e desafios envolventes!

    Recomendações:

    • Os funcionários devem superar cada obstáculo/desafio para então avançar para o próximo nível do jogo.

     

    5 – Flexibilidade e Mobilidade com Podcasts

    Políticas da empresa também podem ser um tema árido. Mas com a utilização de podcasts, é possível deixar essas informações disponíveis de forma ágil e facilmente atualizável.

    Os colaboradores têm a flexibilidade de ouvir os podcasts no momento mais conveniente e, assim, absorverão os conteúdos com mais facilidade.

    Exemplo:

    • Cada podcast pode abordar um tópico diferente, desde o histórico da organização até regulamentos sobre saúde e segurança.

    Recomendações:

    • Para facilitar a busca, crie um guia de organização dos podcasts com categorias – por exemplo, uma seção para os procedimentos de cada área, outra para código de conduta, etc.

     

    6 – Tutoriais on-the-job

    Certas situações pedem treinamentos bastante pontuais. Novos funcionários não têm tempo para acessar o LMS e fazer um curso online de 20 minutos – eles precisam de informações em tempo real para garantir um atendimento ao cliente eficaz, por exemplo. Os tutoriais em formato de microlearning atendem essa demanda.

    Exemplo:

    • Um novo colaborador está pronto para efetuar sua primeira venda, mas não se lembra de como usar o sistema.
    • Um funcionário de TI precisa solucionar um problema de cliente e não é capaz de usar a ferramenta de diagnóstico.

    Recomendações:

    • Eles podem ser na forma de vídeo, apresentações virtuais, ou mesmo listas com tópicos. Seja qual for o caso, eles provêm informações que os colaboradores precisam acessar rapidamente.

     

    7 – Vídeos demonstrativos de produtos e serviços

    Seus colaboradores atuais absorvem informações sobre novos produtos com maior facilidade do que um recém-contratado. Isso porque o novo colaborador tem um leque de informações muito mais amplo para ser incorporado a seu repertório, com dados sobre demonstração dos produtos, recursos, especificações, benefícios, etc.

    Com o microlearning é possível que seu time absorva a informação sobre cada produto em um formato facilmente digerível.

    Exemplo:

    • Vídeos curtos apresentando os itens do catálogo de produtos ou serviços da empresa, incluindo lançamentos pontuais ou de renovação do portfólio.

    Recomendações:

    • Faça um vídeo para cada produto, para facilitar a busca pelo colaborador.
    • Inclua orientações completas para produtos mais relevantes. Além disso, incorpore gráficos, diagramas e imagens para mostrar detalhes que fazem diferença na hora da venda.
    • Apresente os produtos de forma bem contextualizada à necessidade do cliente e à sua proposta de valor.
    • Os novos colaboradores podem explorar um produto antes de passar para o próximo, e até mesmo rever o treinamento para atualizar sua memória.

     

    microlearning é uma metodologia essencial a ser incorporada ao seu Programa de Onboarding, na medida em que apoia a construção do repertório e o desenvolvimento de habilidades de forma objetiva, contextualizada às necessidades do novo colaborador e rapidamente aplicável.